terça-feira, 28 de agosto de 2007

O mais temido

Alto, robusto, forte, não estamos falando de nenhum ator global como Murilo Benício. Estes são atributos do touro mais famoso do Brasil que é sucesso e arrasa multidões por onde passa.Trata-se do touro Bandido. Ele tem a cara branca, o corpo marrom e os olhos negros, quando encara alguém ou algum outro animal ele costuma raspar sua pata no chão, nesse caso é melhor sair de perto dele, já que o touro pesa cerca de uma tonelada.
Esse touro tem uma história muito curiosa. Nasceu em uma fazendo no interior de Goiás, escapou por pouco do frigorífico, pois perceberam que não se tratava de um touro qualquer e sim de um touro pulador, próprio para rodeios. Bandido chegou às mãos de Paulo Emílio junto com outros nove touros, pelo valor de 100 mil reais. Passou a morar na fazenda Santa Martha, em Icém, interior paulista.

Paulo Emílio na telinha da Globo

Bandido desfruta de um tratamento digno de um rei. Tem manicures, personal trainner, nutricionista, veterinário, recebe alimentação especial e transporte exclusivo, além de sua piscina particular. Os outros touros podem até ficar com inveja, mas nenhum deles arrisca a cruzar o seu caminho. “Quando chegou aqui, foi colocado junto com outros sete touros. Venceu cada um deles em uma disputa de cabeçadas” diz Maycon Justino, peão e tratador dos animais da fazenda do Paulo Emílio em entrevista a revista VIP.

Touro Bandido se alimentando

O auge do sucesso foi quando Bandido ganhou os lares de todo o país e passou a ser estrela da novela “América” no ano de 2005. Uma novela que tratou do universo country. Ao tomar conhecimento do touro, a autora Glória Perez logo percebeu que ele seria muito útil em sua trama. Tanto na novela como na vida real, os peões tem medo de enfrenta-lo, já que ele costuma ser cruel com quem ouse desafia-lo.
Por ser tão mal e temido, os peões começaram a boicotar o touro e se recusavam a montar no lombo dele. Foi assim que Paulo Emílio teve a idéia então de lançar os desafios e premiar o peão que conseguisse ficar os oito segundos em cima do touro. A idéia deu muito certo e Bandido se tornou um astro maior, tem um momento só dele durante a festa, o momento mais esperado por todos é a hora que o Bandido ganha a arena com seu corajoso desafiador em cima dele. Normalmente esses momentos não duram nem quatro segundos, mas o público sempre sai satisfeito.
Muitos são os corajosos que ousam desafiar o touro, o destino colocou Bandido frente a frente com um dos peões mais técnicos do país, Neyliowan Tomazelli, da cidade de Poloni, interior de São Paulo, campeão do Rodeio Internacional de Barretos em 1999. “Ganhar Barretos foi uma sensação muito boa, era meu primeiro ano competindo e não acreditava que tinha vencido o rodeio” diz Neyliowan que afirmou que sua vida mudou radicalmente após a consagração no maior rodeio do Brasil. “Passei a ser reconhecido e a aparecer na mídia” conta o atleta.
No ano de 2001, o peão foi sorteado para enfrentar o boi no rodeio de Jaguariúna. Adriano Moraes já havia o alertado que Bandido é um boi duro e que tinha o derrubado com facilidade, mas Neyliowan acreditava no seu potencial, dizia: “Pode vir qualquer um, eu vou vencer esse touro”. Mas a história não foi bem a planejada por ele, sua mão escapou da corda e o atleta virou presa fácil do animal. Se não bastasse a queda, Bandido foi busca-lo no chão, e com os chifres o arremessou a uma altura de 6 metros. Felizmente o peão não morreu, mas sofreu graves conseqüências do acidente, teve a sétima vértebra quebrada, e a sexta vértebra amassada, Neyliowan ficou nove meses afastado das montarias. “Foi a partir daí que Bandido ganhou fama” conta o atleta.
Desde que foram criados os desafios, até o lançamento da novela, nenhum peão conseguiu ficar os oito segundos em cima do Bandido. Essa é uma tarefa praticamente impossível, se o boi não derruba o peão logo de cara, ele derruba na marra, dando um giro no ar de 180 graus e se atirando no chão.
No ano de 2003, Neyliowan Tomazelli, aquele mesmo que quase perdeu a vida dois anos antes, voltou a desafiar o boi. “O pessoal dizia que eu era louco, mas sempre acreditei que pudesse vencer o touro” conta Tomazelli.
Na época colocaram termômetro para fazer medição no coração, e ver se os batimentos cardíacos do peão disparavam no momento da prova. “Após cair pela primeira vez do touro, passei a ir visitá-lo às vezes em sua fazenda, conversava um pouco com ele, coçava a sua cabeça, ele deixava na boa” conta o peão que não guardava ódio do touro, só queria sentir o gosto de derrota-lo.
Porém, foram exatos 5,4 segundos que Ney durou em cima do touro Bandido, mas desta vez o boi o poupou de conseqüências mais graves, Bandido se jogou no chão com o peão ainda em cima de seu lombo, o derrubando na marra. “É um boi que alia seu enorme tamanho com seu instinto rápido”, são os elogios de quem foi vencido duas vezes pelo touro Bandido.

Bandido x Neyliowan Tomazelli

Em 2004, foi a vez então do peão consagrado mundialmente, e vencedor da PBR, Ednei Caminhas desafiar o boi. Não conseguiu ficar nem dois segundos em cima do touro.

Bandido x Ednei Caminhas

No ano de 2005, Bandido ganhou de vez a mídia ao ser uma das estrelas da novela América, com isso, a direção da Rede Globo proibiu que os desafios fossem feitos. Tudo para preservar o animal, já que se tratando de uma novela global, um montante de dinheiro é colocado na veiculação da imagem do boi. Ou seja, o touro não pode se machucar, mas mesmo só desfilando pela arena, ele já faz a alegria da galera.
Bandido foi a grande atração do rodeio da 50ª festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Na sexta-feira, 26 de agosto, desfilou pela arena do estádio sendo ovacionado pelo público. No sábado e domingo, 27 e 28 de agosto, ficou na feira comercial posando para fotos com seus fãs. A renda das fotos foi toda revertida para o Hospital do Câncer de Barretos.
O nome Bandido se tornou uma marca muito forte, nos rodeios nota-se diversas pessoas com camisetas, bonés e fivelas do touro, o bicho tem até um site próprio na internet (http://www.tourobandido.com.br/). Nos out-doors, e propagandas, o touro sempre é anunciado junto com outros nomes da música, é uma atração a mais e diferenciada, rodeio com o touro Bandido sempre vai vender mais ingressos do que um rodeio comum.
Apesar de toda fama, Bandido não é um touro invicto, um peão já teve a façanha de conseguir ficar oito segundos em seu lombo, porém Bandido ainda “engatinhava”, tinha apenas 3 anos, era novo demais para os rodeios. Bandido pode muito bem ser considerado um Pelé dos rodeios, dificilmente surgirá algum touro igual, tanto que já se fala até em clonar o animal que nasceu de um cruzamento das raças nelore com simental.

Um comentário:

ΩΩ RoDeEio ΩΩ Paixão disse...

oi o meu nome e willian eu gosto muito do trabalho q vcs fais eu qieria dizer que eu admiro pq eu estou começando agora muntar e amo muito isso

xau xau

assi: willian cowboy