terça-feira, 28 de agosto de 2007

Barretesão - 2007 - Rodeio em Touros

Um sonho real


Virou rotina. O último dia da Festa do Peão de Barretos sempre reserva as maiores emoções do evento. É o dia em que alguém irá se consagrar e uma história vai nascer para ser lembrada para o resto da vida. Todas as 40 mil pessoas que lotaram o Estádio de Barretos no Parque do Peão sabem do que estou falando. O dia 26 de agosto de 2007 será lembrado para sempre como um conto de fadas tendo como personagem principal o peão João Paulo Sales.

A história dele como todo começo, tem que ser sofrida. O jovem peão, de apenas 22 anos, já tinha disputado uma final de Barretos, foi no ano de 2006. O vice-campeonato no ano passado pode ser considerado uma vitória, mas conhecendo os esportistas em geral (incluindo os peões), sabemos que o segundo lugar é o primeiro dos derrotados.

João Paulo tem em seu currículo o título do Rodeio de Americana, um dos mais importantes de São Paulo. O atleta vinha competindo pela PBR Brasil e vinha obtendo bons resultados no ano, porém uma vitória em Barretos era inesperada.

Mas 2007 se mostrou um ano iluminado para nosso herói. Sabe quando tudo dá certo, não só no esporte, mas na vida amorosa inclusive. João Paulo, apesar da idade, é um homem casado e em setembro ganhará uma filha. Esse já seria o maior de seus presentes.

Mas Deus estava do lado desse peão de Araras, interior de São Paulo. Na disputa do qualify, João Paulo competiu com 70 peões na tentativa de obter uma das 15 vagas para o Rodeio Internacional de Barretos, sonho de qualquer atleta. Foi fácil! Com a segunda colocação, ele entrou na lista dos 52 peões que iriam para a disputa. Sendo 12 deles estrangeiros, de 8 países diferentes, o que mostra a importância do evento.

Nervosismo, concentração, coragem, é tudo que o peão sente antes de montar no animal. Mas João Paulo parecia estar fora desse mundo. A tranqüilidade pairava sobre o jovem que logo na primeira noite do evento já mostrou ao que veio. Montou no touro Atrevido e fez 92 pontos, a maior nota do Barretão e que mais tarde seria decisiva em sua conquista. Dois dias se passaram e mais dois animais foram domados, Alcapone por duas vezes e Cara Branca. João Paulo estava na final do Rodeio Internacional de Barretos.

A final sempre é disputada aos domingos. O último dia do evento reúne os 10 melhores competidores. Entre eles, estava o experiente Fabiano Vieira, o peão paranaense já havia se consagrado em Barretos com o título de 2004, sendo também vice-campeão no ano seguinte. Os outros 9 atletas buscavam o tão sonhado título inédito e a tão sonhada fama e consagração.

Na montaria de touros vence quem tem mais técnica, equilíbrio e estilo. O esporte é radical e isso faz a torcida vibrar. 70 kg dos competidores contra 900 kg dos touros. Os 10 peões enfrentam os 10 melhores touros do país, é um espetáculo de arrepiar. Os animais levaram a melhor sobre a maioria dos atletas, mas um deles estava destinado ao sucesso.

Elton José de Souza esteve muito perto da conquista. Com 88 pontos sobre o touro Delegado ele assumiu a liderança do Barretão e caso João Paulo não parasse em cima do animal, o peão de Pompéia conquistaria o tão sonhado caneco.

A batalha valeu a pena para o ararense João Paulo de Oliveira. Na final, fez o que precisava: agüentou por 8 segundos a fúria de Bordacius e quando a sirene tocou, ele garantiu o título de Barretos 2007 com apenas 22 anos. Foi o sexto peão seguido a vencer o Rodeio Internacional vindo do qualify. A conquista lhe garantiu um cheque no valor de 60 mil reais e a fama. Mas tenho certeza que tudo que o atleta queria no momento era correr para o abraço de sua esposa e acompanhar o nascimento de sua filha. Tudo deu certo para ele. Passada as emoções, acredito que João Paulo Sales será um nome forte internacionalmente e que brilhará nas arenas norte-americanas. É só continuar seguindo esse caminho da luz.



João Paulo Sales, o grande campeão do Rodeio Internacional de Barretos

Nenhum comentário: