terça-feira, 28 de agosto de 2007

Música no ar

Música Caipira Nacional


A música sempre existiu, em qualquer época ela estava presente e sempre serviu como divertimento para o ser humano. Na época da colonização portuguesa em terras brasileiras, tudo era muito primário, mas a famosa viola caipira já existia desde aquele tempo. Porém o material era diferente dos dias de hoje, a viola era cavada em um tronco de árvore mesmo, e as cordas eram feitas de tripas de animais, depois passaram a ser feitas com arame. A partir da viola diversos ritmos e diversas danças foram sendo criados, como o cururu, a catira, o fandango e a moda de viola, ritmos dos primórdios da música sertaneja brasileira, um meio das pessoas da roça expressarem sua cultura.
Com a urbanização do país, a música caipira foi ganhando a cidade, e com a difusão do rádio, artistas sertanejos como Cascatinha & Inhana e Pedro Bento & Zé da Estrada passaram a ter espaço nas grandes gravadoras. No inicio dos anos 60, com o surgimento de Tião Carreiro, a música caipira cresceu mais ainda, foi conquistando novos adeptos, e com o tempo, foi surgindo mais e mais artistas do calibre de Sérgio Reis e Renato Teixeira, artistas que continuam fazendo sucesso mesmo com a virada do século.

Cascatinha e Inhana, dupla percursora da música caipira
Nos anos 80, o country music ganhou muita força comercial, e as violas elétricas foram adaptadas a música caipira, culminando com a explosão da dupla Chitãozinho e Xororó no ano de 1982. Outras duplas de sucesso vieram em seguida, e a tradicional musica sertaneja de raiz passou a dar espaço a músicas mais românticas.
Assim cantores como Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo arrastaram multidão de fãs em seus shows nos anos 90. Existem os que desaprovam as mudanças de rumo que teve a música sertaneja ao longo do tempo. Michel Roulet é um dos que prefere o sertanejo de raiz, “os sons atuais parecem música de corno”, ele ainda classifica duplas como Zezé di Camargo & Luciano e Edson & Hudson como “breganejo”.
Independente ou não da polêmica, a música sertaneja continua a ser destaque nesse início de século. Duplas como Bruno & Marrone, Edson & Hudson, e mesmo as mais antigas como Zezé di Camargo & Luciano ainda ganham muito destaque nos programas de auditório da televisão e sempre estão entre as músicas mais executadas nas rádios de todo o Brasil.
E o carinho do público com esses artistas as vezes extrapolam os limites éticos. A consultora de vendas Jenifer Faria é uma delas, vai em tudo quanto é show dos seus ídolos Zezé di Camargo & Luciano, “já fui para Florianópolis, São Paulo, Londrina, Ponta Grossa Maringá, entre outros” conta em entrevista a rádio 98 FM. Se não bastasse isso, Jenifer ainda fez uma tatuagem gigante em suas costas com o rosto dos músicos.
Um cowboy pode gostar de outros estilos musicais, isto não irá tirar o rótulo dele, porém em uma festa de rodeio, você irá ouvir muita música sertaneja nacional e também música country de artistas internacionais, como Garth Brooks, Alan Jackson e Shania Twain.


Conhecendo os artistas

Garth Brooks: Quem é que nunca cantarolou “Standing Outside On Fire?. Essa música é um dos maiores sucessos do gênero country no Brasil e presença constante em todas as festas de rodeios. O autor dela é Garth Brooks, o cantor country mais famoso do mundo. Brooks é um fenômeno, em 10 anos de carreira, vendeu mais de 100 milhões de discos só nos Estados Unidos, sendo responsável pela popularização da música country por lá. Aqui no Brasil ele já se apresentou na festa do Peão de Barretos no ano de 1998.

Shania Twain: Cantora canadense que une o pop ao country, suas músicas animam qualquer festa country, diversas delas ficaram no topo das paradas norte-americanas. Shania hoje é uma referência do country music. Sua beleza também contagia a todos. Infelizmente a cantora nunca se apresentou em terras brasileiras.

Shania Twain em apresentação histórica no Super Bowl

Alan Jackson: Ícone da música country americana, ganhou fama também aqui no Brasil. Levou mais de 80 mil pessoas em um espetáculo de primeira na Festa do Peão de Barretos, e já gravou uma música com o cantor Leonardo. Seus discos já ultrapassaram a marca de 40 milhões de cópias vendidas nos EUA.

Zezé di Camargo & Luciano: Começaram o estrelato em 1991 com o hit “É o Amor” e desde então não pararam mais de fazer sucesso. Hoje possuem uma legião de fãs e com 13 anos de carreira já ultrapassaram a marca de 13 milhões de discos vendidos e possuem uma média de 120 shows por ano. Zezé se destaca pela sua voz inconfundível e Luciano pelo seu jeito caipira de ser. No ano de 2005 ganharam a tela dos cinemas com o filme “2 filhos de Francisco” sucesso de público e crítica.

Chitãozinho & Xororó: 30 anos de carreira e muito fôlego ainda pela frente. Essa dupla estourou no ano de 1982 com a clássica “Fio de Cabelo”, o sucesso foi tanto que invadiu as rádios por todo o país, abrindo as portas para a nova música sertaneja, onde eram utilizados outros instrumentos musicais além da viola caipira. Depois disso vieram sucessos atrás de sucessos.

Rio Negro & Solimões: Dupla que atingiu o sucesso no ano de 2000 com a música “Bate o Pé”. Possuem um estilo próprio com músicas dançantes. A voz forte do Rio Negro e as palhaçadas de Solimões não deixam ninguém parado em uma festa de rodeio.

Bruno & Marrone: Com 13 anos de carreira, eles vieram de Goiás e ganharam fama no ano de 2001 com a música “Dormi na Praça”. A dupla é considerada a responsável pelo novo crescimento da música sertaneja no Brasil, que vivia um período de baixa. A receita do sucesso é as músicas românticas cantadas pela voz forte e impressionante do Bruno e a simpatia do carismático Marrone.

Bruno & Marrone, uma das maiores duplas da atualidade

Edson & Hudson: Nascidos no interior paulista, começaram de baixo, cantando em bares, praças públicas e rodeios. Aos poucos foram conquistando o sucesso e hoje é uma das principais duplas sertanejas do Brasil. A dupla alia o jeito debochado do Edson com toda a competência de Hudson com sua guitarra.

Daniel: Em carreira solo, depois de perder o parceiro João Paulo, passou a cantar músicas românticas, ideais para se dançar coladinho. Mas seu repertório conta também com músicas dançantes que agitam o seu show e garantem a diversão do público.


Invasão de outros estilos

As festas de rodeios pelo Brasil e principalmente a festa de Barretos abriu espaço para todos os estilos musicais, em um evento desse, nenhuma tribo fica de fora. Assim bandas como Detonautas, Capital Inicial, Charlie Brown Jr, O Rappa, Jota Quest, Inimigos da HP, Chiclete com Banana, Asa de Águia e Ivete Sangalo fizeram apresentações no parque do peão, teve até dupla sertaneja Rio Negro & Solimões cantando em cima de um trio elétrico.

Arena lotada no show de Rio Negro & Solimões
Na primeira sexta-feira da festa, após as competições, diversos DJs comandaram o som de suas cabines, entre eles nomes super conceituados como Patife e Marky Mark. Essa noite foi dedicada exclusivamente a música eletrônica e o estádio de Barretos foi palco de uma grande rave.
Acaba-se criando uma polêmica em torno disso, se é válido misturar bandas de rock e pagode com o estilo country e sertanejo. Milton Capps, da cidade de Jaú era um dos insatisfeitos com essa atitude dos organizadores. “Assisti a todos os shows da primeira semana, desses, o melhor e com mais gente foi o do Edson e Hudson”. Sua maior insatisfação, porém foi o fato de sexta-feira só ter tocado música eletrônica. “Duvido que em uma festa rave ou micareta fossem colocar música country e sertaneja, com certeza o pau ia quebrar”.
Já o piracicabano Rodrigo Trevisan, de 30 anos, tem uma opinião contrária, para ele tudo virou festa: “Estive no segundo fim de semana, e esse sim foi mistura, na sexta Bruno e Marrone e depois Babado Novo. No sábado então foi uma mistura que deixou todo mundo louco” Rodrigo também elogia os organizadores do evento. “É uma festa para todos os gostos e estava muito bom”.

Claudia Leite agitando o Barretesão com o Babado Novo
Para o sonoplasta Lessauro, o rodeio deixou de ser uma festa que só vai quem gosta das competições. “Virou uma balada”, conta. Ele também acha normal a música eletrônica entrar com tudo. “As bandas de baile estão perdendo espaço para os DJs atualmente”.

2 comentários:

disse...

OI MEU NOME MAIARA E GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ CONHECE O ALMIR CAMBRA QUE FEZ UMA NARRAÇÃO COM A BANDA LESSAURO? QUERIA ESSA MÚSICA E CONHECER MAIS O TRABALHO DELES... DESDE JÁ AGRADEÇO .. OBRIGADA ... BEIJOS MÁ ... QUALQUER COISA ME ADD NO MSN:maiaralauriano@hotmail.com

kauaneeduardo disse...

OLA...GENTE EU SOU O EDUARDO DA DUPLA SERTANEJA KAUAN E EDUARDO ESTAMOS GRAVANDO UMA MUSICA EM HOMENAGEM AS COMITIVAS DO BRASIL ,,É O NOSSO PRIMEIRO CD GOSTARIA MUITO QUE VOCES ESCUTASSEM UM ABRAÇAO... QUALQUER COISA ENTRAR EM CONTATO NESSE EMAIL ...GATOFELIX.ODR@HOTMAIL.COM