terça-feira, 28 de agosto de 2007

Acéssórios Country

As roupas que eles usam são muito especiais, um cowboy deve sempre trajar uma camisa, de preferência colorida e flanelada, que deve ser usadas para dentro da calça, para não esconder o cinto e a fivela. Muitos também adotam um estilo mais esportivo, usando camiseta pólo. A calça tem que ser jeans e bem apertada, na maioria das vezes é usadas calças escuras. Outros utensílios indispensáveis são as botas.
Não existe cowboy de tênis, muito menos de sapato. Essas botas podem ser variáveis, cano alto ou baixo, bico redondo ou bico fino, isso não importa muito, o que precisa é ser uma bota.
O chapéu também é um utensílio dos mais importantes e precisa de todo um cuidado especial. As abas devem ser dobradas, e pode-se enfeitar ele com pingentes, broches e até rabinhos feitos com crina de cavalo.
Em matéria veiculada no Globo Repórter, o peão campeão do mundo Ednei Caminhas considera o chapéu a sua segunda casa, “fico embaixo dele o dia inteiro”. Um bom cowboy deve sempre pegar seu chapéu pela copa e nunca pela aba. Existe também um referencial que mostra a qualidade do chapéu, quanto maior o “x”, mais valioso é o chapéu.
No rodeio de Barretos no ano de 2005, chapéus de 20x, feitos de pelo de lebre eram encontrados por preços que variavam entre 800 a 1500 reais. Já um chapéu Panamá, um modelo mais simples e viável custa em torno de 50 reais. Porém, o chapéu mais desejado e que quase não se encontra no Brasil, o de 100x chega a custar 8500 reais. O número de “x” vem marcado na parte interna do chapéu. Essa parte de dentro do chapéu também serve para os peões colarem uma figura da Nossa Senhora de Aparecida, para que nada de mal aconteça a eles.
Antigamente para se provar os bons modos, era necessário tirar o chapéu ao entrar em um recinto. Nos tempos atuais, o chapéu para o cowboy é como que se fizesse parte do corpo e só deve ser tirado quando a imagem de Nossa Senhora entra nas arenas dos rodeios, nessa hora tanto o peão quanto o público tiram o acessório da cabeça em respeito à santa.
A maioria das pessoas que mora no campo usa chapéu de couro ou de palha, “chapéu de feltro, só na novela mesmo”, conta o estudante de agronomia Michel Roulet. Para ele o feltro é muito ruim para o trabalho, e a moda country nada mais é do que uma derivação das roupas de trabalho dos agrônomos e peões.
Por fim tem o cinto e a fivela, o cinto normalmente é feito de couro e as fivelas variam muito, existem cintos com fivelas fixas, mas também existem fivelas personalizadas, assim você pode adaptar sua fivela preferida em qualquer cinto. Existem fivelas que chamam muito a atenção por serem banhadas a ouro, mas o mais normal é ver fivelas com desenhos de touro e cavalo, inclusive o touro Bandido. Porém a mais procurada no rodeio de Barretos era a com a imagem de Nossa Senhora de Aparecida e custava em torno de 100 reais. Muitos rodeios dão de presente aos ganhadores uma fivela personalizada, assim o peão pode usar o seu troféu durante o dia-a-dia. Esse é o uniforme oficial de um cowboy.
Mas se você não estiver disposto a vestir nenhuma dessas roupas e mesmo assim quer ir a uma festa country ou de peão, não tem problema, ninguém se importa com o modo que você irá se vestir, o que vale mesmo é a diversão. Na festa de Barretos esse ano, a maioria das pessoas portava camisetas e calça jeans, um traje bem básico e confortável para agüentar as diversas horas de festa. Festa que parece não ter fim, além das provas, faz parte de um rodeio os shows musicais, o público precisa de animação e nada como pisar na areia fofa e curtir seu artista preferido
Chapéu: o acessório mais importante de todo cowboy

Nenhum comentário: