terça-feira, 28 de agosto de 2007

Barretesão - 50 anos


Meio século de festa


Não é à toa que o rodeio de Barretos é considerado o maior do Brasil. Por trás das estrelas da festa, existem os organizadores, um competente grupo que a cada ano investe mais no evento, justificando o atual status que tem a cidade de Barretos. Esse grupo se chama “Os Independentes”, e foi criado no dia 15 de julho de 1955.

Flâmula dos Independentes - 1955
Era um grupo de rapazes solteiros e ligados à atividade pecuária local, que fundou o clube com o intuito de promover festas inspiradas nos trabalhos de fazenda. O grande objetivo era arrecadar fundos para entidades assistenciais da região. O nome “Independentes” vem justamente pelo fato dos membros do clube serem solteiros e com boa situação financeira. Antigamente quem casasse era retirado do clube, mas os tempos passaram e hoje muitos membros do clube já subiram ao altar.
Antônio Renan Prata, primeiro presidente do clube

A primeira Festa do Peão Boiadeiro de Barretos aconteceu em agosto de 1956, um ano depois da fundação do clube. O evento ainda não era realizado no Parque do Peão, na primeira ocasião aconteceu sob uma lona de circo e durou apenas dois dias Este foi o modelo adotado e padronizado para a festa rural de maior sucesso do país. A partir disso, todas as festas passaram a ser realizadas no mês de agosto, junto com o aniversário da cidade de Barretos.
Mas a Festa de Peão Boiadeiro não foi o primeiro rodeio realizado na cidade. Em 1947 foi produzido um evento do gênero. O primeiro no Brasil, organizado pela Prefeitura Municipal para entreter a população, nessa época um par de botas, ou um chapéu eram os prêmios dos vencedores do rodeio, mas o que valia era o esporte, a competição e a paixão desses peões pela montaria e tudo que acontecia nos eventos de Barretos servia de modelo para outros rodeios realizados em territórios brasileiros.
Na década de 60 já havia muitos rodeios no Brasil. Eles aconteciam em diversas cidades, mas a grande maioria era dentro do estado de São Paulo. Os peões se tornaram competidores e corriam de uma festa para outra atrás de prêmios. Porém era em Barretos que todos tentavam a chamada sorte grande. Nos anos 60, a Festa de Peão Boiadeiro de Barretos possuía fama em todo Brasil e atraía gente de todo o país. Contava ainda com a participação de peões de outros países da América do Sul, como Argentina Uruguai e Paraguai.
Em 1964, através de um Decreto Estadual, a festa foi declarada de “utilidade pública”, já que a movimentação financeira passou a atuar de forma vital para o município. Em 1967, o clube adquiriu um casarão no centro da cidade para servir como sede administrativa. Na 17ª Festa de Peão, no ano de 1972, acontece a primeira visita de um presidente da república no evento. Emilío Garrastazu Médice, o presidente do país daquela época, foi prestigiar a cidade e atividade ascendente. Ainda nos anos 70, surgiu o concurso para a escolha de rainha.
Na década de 80, o traje dos peões sofreram mudanças. O cinturão de couro, a bota de cano longo e o lenço usado no pescoço deram lugar ao jeans justo no corpo e o cinto de couro com fivela larga, uma influência norte-americana. Em 1980, o clube compra um terreno de 40 alqueires. Eles já planejavam a construção do Parque do Peão, pois, devido ao grande sucesso de público, o espaço estava ficando pequeno. Ainda nos anos oitenta, mais precisamente em 1985, ele foi instalado. Já em 1989 foi inaugurado o Estádio de Rodeios com capacidade para 35 mil pessoas. Projetado por Oscar Niemeyer, o estádio com formato oval foi construído para ser o palco das montarias.

Estádio de Barretos, projeto de Oscar Niemeyer

Em 1994 acontece o primeiro evento internacional. Ele contou com a presença de competidores dos Estados Unidos Canadá e Austrália. Barretos sediou uma das etapas do Professional Bull Riders, onde o vencedor disputa a final em Las Vegas com os melhores profissionais de rodeio do mundo. Nos anos 90 as festas estavam cada vez mais animadas com a realização de grandes shows. Os que mais atraíram público foi o show “Amigos”, com Zezé di Camargo & Luciano, Leandro & Leonardo; Leonardo e Chitãozinho & Xororó, consideradas as duplas sertanejas top do momento e também as apresentações de artistas internacionais, como Garth Brooks, Alan Jackson e Reba McEntire, fenômenos da música country norte-americana.

Garth Brooks agitando o público em Barretos
Em 1996, o clube compra mais dez alqueires para serem incorporados à área do Parque do Peão. No século XXI, a transformação de maior relevância acontece em 2002, quando o presidente da República Fernando Henrique Cardoso sanciona uma lei em que o peão de rodeio é considerado um atleta profissional. Em 2005 uma surpresa. Uma estátua de 27 metros de altura homenageia a maior personalidade da festa, o peão de boiadeiro. Para marcar os cinqüenta anos de sucesso, os organizadores do evento apostaram nessa linda obra de arte.


O Parque do Peão

Eu sendo carregado logo na entrada do Parque

Para o rodeio de 2005, ano em que se comemorava os 50 anos da festa, foi investida a quantia exorbitante de 10 milhões de reais. O evento conseguiu trazer um retorno de 13 milhões de reais durante os 18 dias de festa, levando 950 mil pessoas nas dependências do parque do peão.
O parque do peão é uma área de 1 milhão e 200 mil m², construída no ano de 1985. Situado à beira da estrada Brigadeiro Faria Lima, o parque fica a cinco quilômetros da zona urbana de Barretos e conta com 12 ranchos particulares. O parque chama a atenção pelo seu tamanho e pela sua estrutura, lembrando muito um parque de diversão norte-americano, mas tem estilo rural, nele se encontra brinquedos como montanha-russa e roda-gigante.
Opções de comida também não faltam, se encontrando desde pratos culinários típicos do interior, como arroz de carreteiro e vaca atolada, comidas exóticas, caso de tira-gosto de testículo de boi, ou até da cozinha internacional. São 120 lanchonetes e restaurantes espalhados pelo parque, que conta também com espaço para comitivas se reuniram, além de um setor especial para a imprensa.
Quem quiser fazer compras não precisa se deslocar para a cidade, já que o parque possui um supermercado Compre Bem de 450 m².

Supermercado em pleno Parque do Peão

Para as pessoas que não conseguiram pousadas ou hotéis, o parque oferece um espaço de camping, que conta com um belo lago artificial e abriga um total de 10 mil pessoas.
As pessoas que vão de carro não precisam se preocupar, um estacionamento, com capacidade para 80 mil carros, garante a tranqüilidade do motorista. Existe também um espaço especial dedicado aos ônibus de excursão, o lugar tem capacidade para um pouco mais de mil ônibus. Telefones públicos também são disponibilizados em todas as ruas do parque, que suporta até seis mil ligações de celular simultâneas.
O parque conta com 330 banheiros públicos, sendo que dez eram especiais para deficientes físicos. Para aquele pessoal que exagerou nas bebidas, ou comeu demais, esses poderiam se encaminhar para um posto médico da Unimep, com infra-estrutura até para realizar pequenas cirurgias. Um posto dentário também estava disponível para quem tivesse dor de dente.
A produção dos 50 anos de festa também parecia coisa do primeiro mundo. A forte iluminação e o sistema de som chamam a atenção, não devendo nada para o carnaval do Rio de Janeiro na Sapucaí. Outra coisa que impressionou foi o número de helicópteros, oito no total, e os belos balões dirigíveis, cinco no total.
Fora isso, o parque conta com um estádio com capacidade para 35 mil pessoas sentadas. É muito importante o conforto do telespectador, já que as montarias duram em média 5 horas. O estádio de Barretos foi projetado por Oscar Niemeyer em um formato oval e é o maior estádio de rodeios do Brasil.
Cada festa de peão em Barretos tem uma história diferente, e ela pode ser conferida no memorial do peão, uma área de 1600 m² com um acervo histórico dos rodeios.
Para as crianças existe o Rancho do Peãozinho, que conta com um espaço exclusivo para quem tem até 12 anos. Lá acontecem atividades culturais, educacionais e ecológicas. Há também uma pequena área de rodeios com bezerros e carneiros, onde a criança entra em contato com as montarias. Esse espaço reservado para as crianças, é fundamental para elas conhecerem o universo dos rodeios e a cultura desse meio. Há ainda no local uma mini-fazenda com pequenos animais e riacho.
O Rancho do peãozinho conta com uma área de 25 mil m² e a grande maioria das crianças que o visitam são de escolas da região. Vale lembrar que quem for a Barretos fora da época da festa, pode visitar o parque a vontade, já que este fica aberto também nos outros dias do ano.

Atividades no Rancho do Peãozinho

Investidores

Para o evento de 2005, foram contratados 700 animais para serem montados durante as competições. O rodeio de Barretos ofereceu uma bela premiação aos seus vencedores. No total foram distribuídos 500 mil reais em prêmios, sendo que 160 mil foi dado ao grande campeão do rodeio internacional em touros.
Se somarmos os valores arrecadados de todas as festas de rodeio que ocorrem pelo país, chegaremos a uma impressionante marca de 2 bilhões de dólares. Ou seja, essa indústria do rodeio merece muito respeito e a grande tendência é de um crescimento ainda maior.
Diversas companhias patrocinam a festa de Barretos, visando um retorno futuro. Empresas como Brahma, Bayern, Compre Bem, Souza Cruz, Chevrolet, entre outras, promovem diversos eventos e montam ranchos para recepcionar os clientes. Com a exibição da novela América em 2005, as cotas foram fechadas rapidamente, três meses antes do início do evento.
Fora isso, a festa que passou a ter três finais de semana, totalizando 18 dias, 87 grupos musicais animaram o público presente no parque do peão, totalizando 120 shows.
Só a Brahma, considerada a cerveja oficial do rodeio, disponibilizou 2 milhões de latinhas de cerveja, há 29 anos ela patrocina o evento, sendo que cria latinhas temáticas, com o desenho da festa estampado. No rodeio de Barretos algumas latas chegavam a custar 3 reais, e chegou um certo momento em que estava difícil encontrar alguma, o consumo foi muito intenso.
Primeira latinha personalizada do Rodeio de Barretos
Existem também aquelas empresas que deixam a marca Barretos estamparem seus produtos. “Foi uma idéia que surgiu do próprio Clube Os Independentes e licenciamos linha de vestuário, copos decorados, molho de tomate, conteúdo para telefone celular, garrafas térmicas, cantis, caixas térmicas, fivelas, chaveiros, bottons de metal e chapéus”, diz Celso Rodrigues, responsável pelo licenciamento dessas marcas. Ele também nos contou que o retorno do investimento superou as expectativas.
Quem também deu bastante suporte para a festa de Barretos foi a Rede Globo, que além da novela América, lançada em 2005, empresta o seu nome para as etapas do Circuito Nacional de Rodeio (CNAR) e transmite os melhores momentos das competições no programa “Esporte Espetacular”. Quem tem dinheiro para pagar pode adquirir o rodeio completo das principais cidades pelo sistema pay-per-view.

Nenhum comentário: