terça-feira, 28 de agosto de 2007

Cowboy da Cidade

Muita gente ainda confunde rodeio com festa junina, acham que é só deixar uns pêlos na barba crescer, vestir uma camisa xadrez, um chapéu de palha e cair na gandaia. Mas não é bem assim, há muito tempo a moda country deixou de ser coisa de caipira, atualmente é um estilo de vida em qualquer lugar do mundo.
Um verdadeiro cowboy precisa se vestir com elegância, conhecer a cultura country e sertaneja e ter muita animação. Você pode ser um cowboy tanto no campo quanto na cidade, não existe mais essa história da pessoa que tem sotaque paulista e por isso não ser considerada do mundo country. Esse universo vem crescendo e muito em cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras. Acessórios da moda country são encontrados por todo o país, nas vitrines dos principais shoppings e lojas e hoje em dia, ninguém precisa falar com o “R”, ou o “T” puxado para fazer sucesso com as breteiras (mulheres que acompanham rodeios).
Um dos maiores espaços country da cidade de São Paulo é o Villa Country, com uma área de 12 mil metros quadrados, a casa, inaugurada em 2002, promove diversos shows de duplas sertanejas ou de grupos country, cantores famosos constantemente fazem shows na casa, que também abre espaço para cantores em início de carreira. É um lugar com diversos ambientes, que faz você se sentir no velho oeste americano, além disso, possui um restaurante com comidas típicas, para o pessoal forrar o estômago antes da festa.
Existem também outros pontos de encontro dos cowboys e das cowgirls na cidade de São Paulo, casas como Estância Alto da Serra, Rancho Rezende e Rancho do Serjão também fazem sucesso com esse tipo de público. Nesses lugares é comum ver pessoas com as mesmas roupas e fazendo os mesmos passos. Parece que eles fazem parte de uma mesma escola e que estão de uniforme, mas na realidade, eles fazem parte da comitiva e nessas festas eles aproveitam para dançar a noite inteira e treinar seus movimentos.
Porém o berço da cultura country ainda é o interior, onde os rodeios crescem mais a cada dia. Estas cidades vem se industrializando, se urbanizando e oferecem um bom sistema de ensino, ou seja, as cidades do interior não devem nada para as grandes cidades, apesar disso o sonho de muitos ainda seja morar em uma grande metrópole como São Paulo e Rio de Janeiro. Existem também aqueles que acabam seguindo o caminho inverso, saem das grandes cidades e vão morar no interior, onde sempre encontram um ambiente agradável e hospitaleiro para construir sua vida.
No interior o ritmo de vida não é tão intenso que nem em São Paulo, as pessoas são mais calmas e a onda de violência é bem menor. “O que se vê por aqui é furto de coisas pequenas, como CD player e muito ladrão de galinha” conta Michel Roulet, nascido em São Paulo, mas atualmente morando em Piracicaba.
O rodeio é um exemplo do forte do crescimento dessas cidades, com a festa, muitas aumentam e bem suas verbas, e até grandes cidades como Ribeirão Preto e São José do Rio Preto contam com sua anual festa de rodeio. Resta saber se um dia o rodeio deixará de ser uma cultura do interior e ganhará as capitais.





Villa Country, local onde se reunem os "cowboys" da cidade

Um comentário:

Unknown disse...

oi paulo tudo bem como faço para visitar sua fasenda e seus animais sadios sou cleitonde campos gerais mg