terça-feira, 28 de agosto de 2007

Comitivas

A definição de comitivas, segundo o dicionário Aurélio, é apenas uma mera formalidade, pois trata-la apenas como gente que acompanha é muito pouco pelo seu significado em rodeio. Na prática, as comitivas são grupos de pessoas amantes desse evento cultural e esportivo que se unem com o propósito de difundir e participar das festas de peões em todo Brasil.
Tem uma importância maior que torcida organizada num estádio de futebol, porque além vivenciar a festa em conjunto, ajuda muitas vezes na organização e até condução dos eventos. Existem milhares de comitivas espalhadas pelo país e estão sempre ligadas a algum segmento, seja ele cidade, bairros, ideologias, duplas e cantores sertanejos e até opção sexual. Os nomes das comitivas mostram um pouco dessas influencias e direcionamentos dentro da festa, como por exemplo: Comitiva Boi Doido, Comitiva Cavalo Xucro , Comitiva Bebo pra Kraio, Comitiva Festa Louca entre outras tantas.
A ACESP (Associação das Comitivas do Estado de São Paulo) é o órgão de apoio as comitivas na divulgação e elaboração. Qualquer pessoa pode montar uma comitiva, para registra-la, deverá ser feita uma busca em um cartório para verificar se já existe alguma comitiva com o mesmo nome. Não havendo problema, é só registrar o nome. Após concluída a primeira etapa, deve ser feito um estatuto, com as regras e condições do associado para com a comitiva assinado por um advogado, pelos representantes da comitiva (com firma reconhecida) e registrado no cartório.
Depois, é só preparar a ata da primeira reunião com a assinatura do advogado, sem necessidade de registrá-la em cartório. Por se tratar de algo organizado, cada comitiva tem seu escudo próprio e seu uniforme. Um dos itens importantes no camisão da comitiva é a bandeira. Com base nos padrões adotados, todo integrante de uma comitiva deve ter o bordado da bandeira do Brasil em sua manga esquerda, na parte superior, como símbolo de representação nacional do seu estilo.
Algumas comitivas também utilizam a bandeira de sua cidade, que por sua vez, poderá ser bordada junto com a bandeira brasileira, ou em qualquer outra parte do uniforme. Depois de todas essas formalidades, os membros das comitivas caem na festa, se divertindo dançando músicas country e sertanejas, batendo a bota no chão, levantando poeira, seja nas festas de rodeio ou qualquer lugar e o que mais deixa as pessoas admiradas é a união que existe entre os membros de uma comitiva e a alegria que eles tem em viver a vida.


Bandeira da cidade de São Paulo

Nenhum comentário: